MENU

Mundo

Rússia mostra interesse em convite para visitar usinas do Irã

Rússia mostra interesse em convite para visitar usinas do Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A Rússia se mostrou nesta terça-feira interessada no convite feito no começo do ano por Teerã para inspecionar as controvertidas instalações nucleares iranianas de Natanz e Arak.

"Recebemos essa iniciativa com interesse. Consideramos que a parte iraniana demonstrou assim sua disposição a manter um diálogo sobre os assuntos importantes", afirmou Sergei Ryabkov, vice-ministro de Assuntos Exteriores russo, segundo as agências russas.

Ryabkov considera que a visita as duas instalações onde algumas chancelarias ocidentais acreditam que Teerã fabrica armas de destruição em massa poderia ser útil para dissipar as suspeitas da comunidade internacional sobre as ambições nucleares iranianas.

Ao mesmo tempo, o diplomata garantiu que à Rússia, da mesma forma que os países ocidentais, surgiram perguntas a respeito do que está querendo Teerã.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, pediu a União Europeia (UE) não aceitar o convite, por isso que alguns países ocidentais pediram à Rússia e à China que declinem da oferta iraniana.

Teerã enviou convites à Rússia, à China e à Hungria, país que ostenta a presidência rotativa da UE, para demonstrar que os fins de seu programa nuclear "são meramente pacíficos".    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições