MENU

Mundo

Rússia reafirma reconhecimento do Estado Palestino independente

Rússia reafirma reconhecimento do Estado Palestino independente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O presidente da Rússia, Dimitri Medveded, disse nesta terça-feira (18) que a Rússia mantém a posição de reconhecer um Estado Palestino independente, com capital em Jerusalém Oriental.

A declaração foi feita durante entrevista com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em Jericó, na Cisjordânia.

Medvedev lembrou que o reconhecimento ocorreu em 1988, ainda durante a época da União Soviética. "Tomamos nossa decisão então e não a mudamos até hoje", disse.

  A União Soviética reconheceu a declaração unilateral do Estado palestino pelo dirigente palestino histórico Yasser Arafat em novembro de 1988, em Argel.

Frente ao bloqueio persistente das negociações de paz com Israel, os dirigentes palestinos solicitaram recentemente a muitos países, inclusive o Brasil, o reconhecimento do Estado palestino referente às fronteiras de junho de 1967, antes da guerra dos Seis Dias, uma reivindicação já cumprida por vários países latinos.

A reunião oficial entre os líderes tratou de questões bilaterais e também do processo de paz no Oriente Médio.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições