MENU

Mundo

Saiba como foi a ação militar que matou Bin Laden no Paquistão

Saiba como foi a ação militar que matou Bin Laden no Paquistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

  A operação que matou o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden , já é considerada a maior ação contra o terrorismo da história dos Estados Unidos.

Oficiais de inteligência dos EUA passaram os últimos quatro anos em busca de um integrante da al-Qaeda que atuava como um mensageiro - um motoboy - e que levava informações de uma célula terrorista para outra.

Este homem de confiança de Osama bin Laden, em agosto do ano passado, foi achado no Paquistão e passou a ser monitorado. Ele fazia visitas e chegava a dormir na casa que foi atacada na noite de domingo. Durante meses, a casa, que tinha muros de até cinco metros, foi vigiada vinte e quatro horas.

Ela tem também muros com arame farpado, poucas janelas, não tinha internet nem telefone. Um terraço no terceiro andar era protegido por um muro de dois metros. Ela fica em Abottabbad, uma cidade a cem quilômetros de Islamabad. A CIA, agência de inteligência americana, manteve a observação, sem chegar à conclusão exata de quem estaria protegido por este aparato. Todas as informações colhidas pelo serviço secreto americano normalmente são divididas com os aliados. Dessa vez, nada foi informado. No dia 29 de abril, última sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu o sinal verde para o ataque.

Helicópteros

Helicópteros Blackhawk voaram baixo para dentro do território paquistanês carregando equipes de soldados de elite da Marinha americana. Quando chegaram à casa, eles desceram do helicóptero com uma técnica chamada de fast-rope, ou corda rápida. E, em uma ação cirúrgica e devastadora, tomaram a casa.

Morreram o mensageiro que protegia Bin Laden, de nome Abu Ahmad, o irmão dele e uma mulher. Em seguida, Osama bin Laden levou um tiro na cabeça. Toda a operação durou menos de quarenta minutos.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições