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Saiba como os ônibus de Bogotá, na Colômbia, melhoram o trânsito e poluem menos

Saiba como os ônibus de Bogotá, na Colômbia, melhoram o trânsito e poluem menos

Atualizado: Quinta-feira, 23 Julho de 2009 as 12

Como em muitas grandes cidades do mundo, as principais avenidas de Bogotá, capital da Colômbia, apresentam trânsito intenso, barulho e poluição. Mas em algumas regiões, ônibus vermelhos circulam livremente, em faixas exclusivas, contrastando com o congestionamento de outras vias. O sistema de ônibus rápido da cidade é chamado de "TransMilênio".

O funcionamento é mais parecido com o de um metrô sobre a terra. Em vez de várias rotas de ônibus pela cidade, são apenas sete linhas com interseções. Os passageiros pagam a tarifa ao passar o bilhete de passagem nas roletas, que dão acesso às estações de embarque. O processo evita filas de pagamento da tarifa na entrada do ônibus.

Versões deste sistema estão sendo planejadas e implementadas em vários países, como México, Indonésia e Índia. Além de oferecer transporte público eficiente, os ônibus melhoram o tráfego e ajudam a diminuir a poluição, por um custo menor do que a construção de linhas de metrô. Um quilômetro e meio de metrô custa 30 vezes mais do que o sistema de ônibus rápido e a manutenção é três vezes mais custosa.

Com 1,6 milhão de viagens diárias, o "TransMilênio" permitiu que Bogotá retirasse sete mil ônibus das ruas. Apesar de ser abastecido com diesel, o motor eficiente reduz o uso do combustível e desde a implementação da primeira linha, em 2001, as emissões de poluentes caíram 50%. Em reconhecimento, o projeto de transportes em larga escala foi o único aprovado pelas Nações Unidas para vender créditos de carbono.

As avenidas largas e a tradição em viagens de ônibus foram os ingredientes para o sucesso do sistema em Bogotá. Durante as obras de adaptação para implementar o "TransMilênio", um terço das vagas de estacionamento nas ruas foram desativadas e o rodízio de automóveis adotado.

"Eu não usava transporte público, porque era desorganizado. Mas hoje economizo tempo", conta um passageiro. "As pessoas não dizem que vão pegar um ônibus, dizem que vão de TransMilênio", comemora o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, um dos maiores incentivadores do projeto, e que hoje presta consultoria sobre o sistema.

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