MENU

Mundo

Saiba os possíveis próximos passos após a renúncia de Mubarak no Egito

Saiba os possíveis próximos passos após a renúncia de Mubarak no Egito

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, renunciou nesta sexta-feira (11) , deixando o controle do país para um conselho militar, anunciou o vice-presidente na TV.

Entenda os possíveis próximos passos da transição no país:

Como será a transição?

Até às 15h20, horário de Brasília, desta sexta-feira, ainda não havia detalhes oficiais sobre como ocorrerá a transferência. O Exército anunciaria ainda nesta sexta um comunicado detalhando a transição.

Quem fica no poder até lá?

Um conselho militar foi apontado pelo vice-presidente, Omar Suleiman, para controlar o país. Segundo fontes militares, o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, deve ser o chefe do Alto Conselho Militar que tomaria o controle do país. 

O conselho iria derrubar o gabinete de ministros de Mubarak, fechar as duas casas do Parlamento e governar diretamente com a Corte Constitucional, segundo a TV Al Arabiya.

A TV acrescentou que o Conselho Militar vai administrar o país com o chefe da Suprema Corte Constitucional.

Haverá eleição em setembro?

Uma eleição livre e democrática está prometida para setembro. Nos últimos dias, Murabak se comprometeu por duas vezes, em pronunciamentos na TV, a apoiar a eleição e a não ser candidato.

Quem pode participar da eleição?

Ainda não há informações concretas sobre possíveis candidatos. Uma das principais vozes da oposição ao regime de Mubarak é Mohamed ElBaradei, que integrou os protestos em curso no país e se colocou a disposição para liderar uma possível transição do atual governo. O grupo Irmandade Muçulmana também é cotado para concorrer a uma vaga no novo governo do país, apesar de já terem se pronunciado afirmando que não planejam lançar candidato.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições