MENU

Sarkozy disse a Obama que 'não suporta mais' o premiê de Israel

Sarkozy disse a Obama que 'não suporta mais' o premiê de Israel

Atualizado: Terça-feira, 8 Novembro de 2011 as 10:25

O presidente da França , Nicolas Sarkozy, disse na semana passada ao seu colega norte-americano, Barack Obama, que está farto de lidar com o primeiro-ministro de Israel , Benjamin Netanyahu, a quem considera um mentiroso.

O comentário, feito na semana passada durante uma conversa reservada na cúpula do G20, em Cannes, foi ouvido por um pequeno grupo de jornalistas, e só agora veio à tona.

"Não suporto o Netanyahu, ele é um mentiroso", disse Sarkozy a Obama, que criticava o presidente francês pelo apoio à adesão palestina à Unesco (agência da ONU para a cultura).

Um repórter da Reuters estava entre os jornalistas presentes e confirmou a veracidade das declarações, divulgadas na terça-feira por um site francês.

Obama disse que, mesmo que Sarkozy esteja farto do líder israelense, é preciso lidar com ele regularmente, segundo a tradução oferecida por um intérprete francês durante a conversa em Cannes.

Contrariando a posição dos EUA, a França votou favoravelmente na semana passada à adesão palestina na Unesco, mas disse que irá se abster com relação ao pedido de participação plena da Autoridade Palestina na ONU. Washington e Paris dizem que palestinos e israelenses deveriam retomar o seu processo de paz.

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, se abraçam em

 4 de novembro em Cannes, na França (Foto: Reuters)          

veja também