MENU

Mundo

Sarkozy é o 1º presidente da França a não se reeleger em 30 anos

Sarkozy é o 1º presidente da França a não se reeleger em 30 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

BBC Brasil

A vitória do socialista Hollande põe fim a 17 anos de ausência da esquerda francesa na presidência

 

 

Nicolas Sarkozy reconhece derrota para o socialista Hollande

Foto: AP

Nicolas Sarkozy é o primeiro presidente do país a não se reeleger nos últimos 30 anos. O socialista Francois Hollande venceu as eleições neste domingo.

 

Sarkozy é o segundo presidente da história da França, após Valérie Giscard d’Estaing, em 1981, a disputar um segundo mandato em eleições diretas e não conseguir se reeleger.

Mais: Hollande afirma que \'os franceses escolheram a mudança\'

Hollande põe fim a 17 anos de ausência da esquerda francesa na presidência da França. O socialista François Mitterrand, eleito em 1981, conseguiu se reeleger em 1988 e ocupou o cargo até maio de 1995.

Experiência e mídia

Jacques Chirac, antecessor de Sarkozy e do partido do presidente, o UMP, venceu as eleições presidenciais em 1995 e se reelegeu em 2002. A partir dessa data, o mandato presidencial na França passou a ser de cinco anos em vez de sete.

\"Normalmente, segundo dados internacionais, dois terços dos presidentes que disputam reeleições, desde os anos 60, obtém a vitória\", disse à BBC Brasil o professor de ciências políticas Stéphane Montclaire, da Universidade Sorbonne.

Os candidatos à reeleição normalmente se beneficiam da experiência acumulada durante o exercício da função e podem definir políticas para seduzir o eleitorado, além de se beneficiar de um acesso maior à mídia, o que influencia seu favoritismo, explica o especialista.

\"Além de poder fazer parte da minoria de presidentes que não consegue se reeleger, \", diz Montclaire. Ele atribui as dificuldades de Sarkozy ao balanço de seu governo – que não cumpriu promessas de reduzir o desemprego e aumentar do poder aquisitivo da população – além de problemas ligados à imagem de Sarkozy, associada por boa parte do eleitorado a de \"um presidente dos ricos\".

Voto

O voto não é obrigatório na França. No primeiro turno, em 22 abril, a taxa de abstenção foi de 20,5% do eleitorado.

No segundo turno, tradicionalmente na França, o índice de comparecimento às urnas costuma ser maior do que no primeiro.

 

 


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições