MENU

Mundo

Sarkozy quer retirar 25% das tropas francesas do Afeganistão até 2013

Sarkozy quer retirar 25% das tropas francesas do Afeganistão até 2013

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:34

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta terça-feira (12), durante visita surpresa ao Afeganistão, que até o fim de 2012 um quarto dos cerca de quatro mil militares franceses deixará o país asiático. "Retiraremos daqui, no final de 2012, um quarto dos soldados", disse.

O restante dos militares se concentrará na província de Kapisa, afirmou o líder francês.

Presidente da França, Nicolas Sarkozy, usa um helicóptero para visitar, de surpresa,

as tropas francesas no Afeganistão. (Foto: Philippe Wojazer / Reuters)

  Na segunda-feira (11), mais um militar francês morreu no Afeganistão , elevando a 64 o número de mortos entre as fileiras da França desde 2001.     Sarkozy ficaria no Afeganistão por apenas algumas horas, durante as quais está programado um encontro com o presidente do país, Hamid Karzai, segundo o jornal "Le Parisien".

O chefe do Estado francês já havia anunciado o calendário da retirada francesa horas depois de o presidente americano, Barack Obama, ter feito o mesmo, em 23 de junho.

Esta é a terceira visita de Sarkozy ao Afeganistão desde sua eleição, onde já esteve em dezembro de 2007 e em agosto de 2008, após a morte de dez soldados franceses em combates com os talibãs no vale de Uzbeen, distrito de Sarubi, 50 km a leste de Cabul.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições