MENU

Seis em cada dez acham que EUA sofrerão mais atentados, diz pesquisa

Seis em cada dez acham que EUA sofrerão mais atentados, diz pesquisa

Atualizado: Sexta-feira, 9 Setembro de 2011 as 2:18

Os americanos estão divididos quanto a quem venceu a chamada "guerra contra o terrorismo": 46% acreditam que os Estados Unidos e seus aliados ganharam, enquanto 42% consideram que não foram  nem eles, nem os terroristas, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup e apresentada nesta sexta-feira (9). Cerca de 9% das pessoas entrevistadas acham que os terroristas saíram vitoriosos.

Estes dados são parecidos com os registrados em outubro de 2001 (42% contra 44% e 11%), um mês depois dos atentados de 11 de setembro e pouco depois da ocupação americana no Afeganistão, segundo o Gallup.

Policial monta guarda nesta sexta-feira (9) em frente à Estação Pensilvânia,

 em Nova York, às vésperas do décimo aniversário do 11 de Setembro (Foto: AP)

  Os números escondem as disparidades da última década: 66% da população dos EUA acreditavam que, em março de 2002, seu país era o vencedor, enquanto esta porcentagem diminuiu para 33% no outono do mesmo ano para voltar a alcançar os 65% em abril de 2003, no momento da invasão do Iraque.

Esta opinião ficou minoritária no verão de 2003 e atingiu o nível mais baixo (29%) em junho de 2007.

A porcentagem dos que pensam que os terroristas venceram (9%) é a mais baixa da década.

Por outro lado, seis em cada dez americanos crêem que os terroristas encontrarão outros meios para realizar atentados nos Estados Unidos . Número próximo ao de 2002.

Essa pesquisa foi realizada por telefone no período de 11 a 14 de agosto com 1008 pessoas acima dos 18 anos de idade, e tem uma margem de erro de 4% para mais ou para menos.          

veja também