MENU

Mundo

Sem-teto se finge de doente por 15 anos para ser admitido em hospitais

Sem-teto se finge de doente por 15 anos para ser admitido em hospitais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Autoridades britânicas advertiram judicialmente um sem-teto que se passava por doente para ser internado de graça em diversos hospitais públicos, em diferentes partes do país.

Ao longo de mais de 15 anos, Christopher Dearlove, 41, usou mais de 70 nomes falsos para ser admitido em hospitais de localidades tão distantes quanto Londres, Cambridge, Rochdale, Grimsby e Glasgow (no sul, centro, centro-norte, leste e norte da ilha, respectivamente).

O sem-teto sabia corretamente que sintomas manifestar para ser admitido nas instituições. Ele dizia ser portador de doenças infecciosas para poder ter seu próprio quarto.

Cada internação custou entre 400 e mil libras esterlinas (entre R$ 1 mil e R$ 2,6 mil). Especialistas em fraude estimam que as trapaças de Dearlove tenham custado ao setor público dezenas de milhares de libras.

Como punição, ele foi proibido pela Justiça de Bolton, perto de Manchester, de receber tratamento público a menos que esteja genuinamente doente.

Descoberta

O sem-teto foi desmascarado depois que exames de sangue e raio-X indicaram que a sua saúde não condizia com o estado que ele descrevia.

Em muitos casos, Dearlove se dizia hemofílico e portador de Aids, fingindo ter dores no peito, suar durante a noite e perder peso.

Desconfiados, os administradores do serviço de saúde enviaram para todos os hospitais uma descrição do suposto paciente - incluindo suas tatuagens e características mais particulares - e imagens captadas por câmeras de circuito interno.

''A advertência tem como finalidade prevenir os gastos desnecessários e reduzir os riscos para o sistema público e os pacientes'', disse o chefe do escritório de prevenção de fraudes do sistema de saúde público britânico, Richard Hampton.

Se voltar a infringir a lei, o sem-teto pode ser condenado a até cinco anos de prisão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições