MENU

Mundo

Senado do Haiti aprova Jean Max Bellerive como primeiro-ministro

Senado do Haiti aprova Jean Max Bellerive como primeiro-ministro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

O Senado do Haiti ratificou nesta sexta-feira (6) por unanimidade a indicação do ministro do Planejamento e Cooperação Externa, Jean Max Bellerive, para o cargo de primeiro-ministro, que tinha sido proposto pelo presidente do país, René Préval.

Este é o primeiro passo do trâmite parlamentar para confirmação de Bellerive como chefe do Executivo, que deverá ser ratificado também pela Câmara dos Deputados antes de formar o governo e apresentar seu programa de gestão às duas Casas.

Bellerive foi designado por Préval na semana passada como primeiro-ministro, horas depois que o Senado destituiu Michèle Pierre-Louis em desacordo com sua gestão de 13 meses à frente do governo haitiano.

O primeiro-ministro designado levou seus documentos ao Senado na última quarta-feira (4) e mais tarde à Câmara dos Deputados para buscar sua ratificação pelos legisladores.

A posse de um novo primeiro-ministro deverá acontecer com prontidão, segundo representantes de setores civis e diplomáticos, assim como de organismos internacionais, que consideram urgente que o governo volte a ter toda sua capacidade para exercer as funções.

Ministro do Planejamento e Cooperação Externa desde 2006, a figura de Bellerive é marcada por sua experiência na área de cooperação internacional, um dos pilares sobre os quais se baseiam os planos de recuperação do Haiti.

Bellerive se mostrou partidário de contar com um sistema nacional de gestão dos projetos financiados por provedores de fundos. O presidente da Câmara dos Deputados, Louis Jeune Levaillant, disse ontem que a sessão de ratificação na Casa poderia acontecer na próxima terça-feira (10).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições