MENU

Mundo

Sequestradores exigem que França libere o uso público da burca, diz TV

Sequestradores exigem que França libere o uso público da burca, diz TV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

Militantes islâmicos que mantêm cinco franceses como reféns no norte da África exigiram que a França revogue a proibição do uso da burca e de outros trajes que cobrem o rosto, liberte militantes detidos e entregue um resgate de cerca de 7 milhões de euros (US$ 10 milhões), disse a TV Al Arabiya nesta segunda-feira (11), citando fontes ligadas ao caso.

"Os sequestradores têm exigências não-realistas, as quais o Mali e a França não poderiam aceitar (...), como a retirada da proibição do véu facial na França e a libertação de alguns dos elementos do grupo detidos na França, na Mauritânia e em outros países". disse uma das fontes do canal, sob anonimato.

Os contatos iniciais com a al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI), por intermédio de chefes locais no Mali, não foram "encorajadores" por causa dessas exigências, segundo as fontes da Al Arabiya.

O grupo também exige 1 milhão de euros pela libertação de cada refém - cinco franceses e dois africanos -, segundo a TV de Dubai.   Os reféns - seis homens e uma francesa - trabalham para as empresas francesas Areva e Vinci, e foram capturados em meados de setembro no Níger, de onde foram levados para o Mali.

O governo da França havia dito na semana passada que não recebera exigências dos sequestradores, mas estaria disposto a negociar.

Em julho, a AQMI matou um refém francês de 78 anos, durante uma frustrada ação militar francesa para tentar resgatá-lo.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições