MENU

Mundo

Seul vai usar prudência contra Coreia do Norte por afundamento de navio

Seul vai usar prudência contra Coreia do Norte por afundamento de navio

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Seul, 21 mai (EFE).- O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, garantiu nesta sexta-feira que a Coreia do Sul responderá com prudência ao ataque ao navio "Cheonan", atribuído à Coreia do Norte e considerado uma "provocação militar" por Seul, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

Lee, que convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional para discutir medidas contra o regime de Kim Jong-il, assegurou que o ataque à embarcação, que causou a morte de 46 tripulantes, é uma violação do armistício que marcou o fim da Guerra da Coreia (1950-53).

É a primeira vez que Lee convoca o Conselho de Segurança Nacional - integrado pelo primeiro-ministro, os ministros de Exteriores, Defesa e Unificação, e o chefe dos serviços de Inteligência - desde o ano passado, quando Pyongyang realizou seu segundo teste nuclear.

A decisão tomada pelo grupo de líderes será divulgada na próxima semana, através de um discurso de Lee que será transmitido ao vivo. O Governo sul-coreano deseja tomar medidas junto à comunidade internacional.

A imprensa local descarta uma possível resposta militar da Coreia do Sul devido ao risco de conflito na instável península coreana.

A equipe internacional de investigadores encarregados de esclarecer o afundamento da embarcação de 1.200 toneladas disse na quinta-feira que um submarino norte-coreano entrou em águas sul-coreanas do Mar Amarelo (Mar Ocidental) no dia 26 de março e atingiu o navio com um torpedo, algo que a Coreia do Norte negou em várias ocasiões.

No afundamento, morreram 46 dos 104 tripulantes, naquele que foi o incidente mais grave ocorrido na disputada fronteira marítima do Mar Amarelo entre as duas Coreias desde o fim da guerra entre as duas nações, em 1953.

Além disso, espera-se que a Comissão Militar do Armistício, estabelecida pelo Comando das Nações Unidas que negociou o acordo, forme uma equipe especial para verificar o resultado da investigação sobre o "Cheonan", que teve participação de especialistas de vários países.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições