MENU

Mundo

Sexagenária desiste de travessia a nado de Cuba aos EUA

Sexagenária desiste de travessia a nado de Cuba aos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Diana Nyad desistiu da travessia após ter nadado

por 29 horas ininterruptas. (Foto: Reuters / via BBC)

  A americana Diana Nyad, de 61 anos, pôs fim à sua tentativa de cruzar a nado as águas que separam Cuba dos Estados Unidos.

A nadadora sexagenária pretendia se tornar a primeira pessoa a completar o percurso de 166 quilômetros entre os dois países sem a proteção de uma jaula contra tubarões.

Especialista em nado de longas distâncias, ela partiu de Cuba no domingo, mas deu por encerrada sua tentativa na terça-feira, após ter nadado por 29 horas.

Diana começou a sentir dores nos ombros e contou ter enfrentado fortes ventos e correntes marítimas intensas.

A sexagenária foi nos anos 70 uma das maiores nadadores de longas distâncias mundiais. Mas não conseguiu completar a travessia de Cuba aos Estados Unidos em 1978, quando tinha 28 anos.

A expectativa era de que ela completaria o percurso de 166 quilômetros que separam Havana de Cayo Hueso, na Flórida, em 60 horas, chegando a Key West na quarta-feira.

Como Cuba e Estados Unidos não possuem relações diplomáticas, as negociações para permitir que Diane realizasse a sua empreitada demoraram um ano.

Diana passaria a travessia toda sem dormir. Ela apenas faria pequenas pausas a cada 90 minutos para se alimentar por meio de um tubo plástico.

Ela esteve acompanhada por cinco barcos que transportavam um equipe médica, nutricionistas e um grupo de proteção contra tubarões.

Ao lado da nadadora, havia ainda dois caiaques equipados com uma corrente elétrica subaquática para afugentar os tubarões.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições