MENU

Silvio Berlusconi vence moção de apoio no Senado da Itália

Silvio Berlusconi vence moção de apoio no Senado da Itália

Atualizado: Terça-feira, 14 Dezembro de 2010 as 10:07

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, venceu nesta terça-feira (14) uma moção de apoio do Senado.

Berlusconi teve 162 votos favoráveis, de um total de 308, graças à Liga Norte, sua principal aliada.

A vitória era prevista na Casa, onde ele tem maioria. A moção havia sido proposta pelo próprio governo, no poder desde 2008, para demonstrar força.   Agora, Berlusconi enfrenta duas outras moções, na Câmara, onde a situação do polêmico primeiro-ministro é mais delicada. As votações deve ocorrer ainda nesta terça-feira.

Se Berlusconi perder, terá de renunciar ao cargo, como estabelecem as normas da República Parlamentar, e o presidente da República, Giorgio Napolitano, vai abrir uma fase de consultas para tentar formar um novo governo. Se não conseguir, dissolverá o Parlamento e convocará eleições antecipadas.

Os 35 parlamentares dissidentes do PDL, liderados por seu ex-aliado Gianfranco Fin i, se comprometeram a deixar Berlusconi em minoria na votação de uma moção de censura apresentada por congressistas de centro. Outra moção similar foi apresentada pela oposição de esquerda.

A imprensa italiana destacou a incerteza sobre as votações, que serão decisivas para o futuro político de Berlusconi, cujo governo está em crise. Analistas acreditam que Berlusconi pode vencer ou perder pela diferença de um voto.    

veja também