MENU

Mundo

Síria finaliza entrega de lista de armas químicas, diz organização

Síria finaliza entrega de lista de armas químicas, diz organização

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
Síria finaliza entrega de lista de armas químicas, diz organizaçãoA Siria terminou neste sábado (21) de entregar a lista de armas químicas à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), informou a organização, no momento em que intensas negociações diplomáticas estão em andamento para a adoção de uma resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desarmamento químico de Damasco.
 
Neste sábado vencia o prazo para que o ditador Bashar Al-Assad fornecesse o levantamento completo deste tipo de armas.
 
"A OPAQ confirmou o recebimento da lista que era esperada do governo sírio sobre seu programa de armas químicas", indicou a organização à agência AFP. "A secretaria-técnica está examinando a informação recebida", acrescentou.
 
A entrega dessa lista é um primeiro passo para a aplicação do acordo entre russos e americanos sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio assinado em Genebra no dia 14 de setembro, mas divergências persistem entre os diplomatas sobre o projeto de resolução a ser apresentado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
 
A OPAQ, que deveria se reunir no domingo para estudar o início deste programa de destruição e o pedido de adesão da Síria à Convenção de 1993 sobre a proibição de armas químicas, adiou a reunião para uma data não determinada.
Segundo fontes diplomáticas, o texto que deve servir de base de trabalho para a reunião, que é objeto de discussões entre americanos e russos, ainda não está pronto.
 
Neste sábado, o chefe da administração do Kremlin, Serguei Ivanov, indicou que a Rússia pode mudar sua posição sobre a Síria se observar alguma intenção de trapaça por parte do regime de Bashar al-Assad, diz a Reuters.
 
"Estou falando de forma teórica e hipotética, mas se chegarmos à conclusão de que Assad está nos enganando, podemos mudar de posição", disse Serguei Ivanov, em Estocolmo, onde participa de uma conferência, citado pelas agências russas.
 
Ivanov não forneceu mais detalhes e reiterou a posição de Moscou, oposta a uma ação militar externa na Síria. A Rússia é considerada até agora uma aliada do regime de Assad.
 
Mortes
Na noite de sexta-feira (20), forças sírias leais ao presidente Bashar Al-Assad mataram ao menos 15 pessoas, entre elas mulheres e duas crianças, em uma aldeia na província de Hama, disseram ativistas neste sábado (21).
              
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que o ataque ocorreu na aldeia de Sheikh Hadid, de população sunita, por soldados e milicianos pró-Assad. A organização humanitária explicou em comunicado que o massacre foi realizado com ajuda de milicianos alauítas, dizem as agências Reuters e a EFE.
 
Além disso, 10 pessoas ficaram feridas no povoado, localizado em uma zona rural no norte de Hama, cenário de duros combates na quinta-feira, em que os rebeldes chegaram a tomar uma aldeia vizinha.
 
As mortes seguem ataques por rebeldes em unidades militares na região os últimos dois dias, diz o observatório, segundo a agência Reuters.
 
A guerra civil na Síria provocou mais de 100 mil mortes nos últimos anos, além do êxodo de dois milhões de pessoas do país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições