MENU

Mundo

Sobe para 40 número de mortos no tsunami da Indonésia

Sobe para 40 número de mortos no tsunami da Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

O tsunami provocado por um forte terremoto perto da ilha da Sumatra, na Indonésia, provocou a morte de pelo menos 40 pessoas e deixou outras 380 desaparecidas, disseram as autoridades nesta terça-feira, 26. O número de mortes ainda deve aumentar, já que as autoridades ainda procuram vítimas do terremoto e do tsunami subsequente. O sismo teve magnitude de 7.7 na escala Richter.

Testemunhas afirmam que uma onde de três metros de altura varreu as casas das cidades de Pagai e Silabu, situadas nas remotas ilhas de Mentawai. "Temos 200 sacos para cadáveres prontos", disse um funcionário do Ministério da Saúde responsável pela região.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, sofre com constantes abalos sísmicos e com atividade vulcânica devido à sua localização, exatamente sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico.

O movimento que causou o terremoto da segunda-feira ocorreu na mesma falha geológica que ocasionou o terremoto de magnitude 9.1 que originou o violento tsunami de 2004 no Oceano Índico em 2004. Na ocasião, 230 mil pessoas morreram em uma dezena de países.

Em alguns locais do país, a água atingiu o teto das casas. Em um vilarejo de Silabu, 80% das casas sofreram danos. Segundo Ade Edward, funcionário do órgão de resposta a desastres indonésio, 3 mil pessoas procuravam abrigo em centros de emergência e tripulações de diversas embarcações seguiam desaparecidas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições