MENU

Mundo

Sobe para 48 o número de mortos em ataques suicidas no Afeganistão

Sobe para 48 o número de mortos em ataques suicidas no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

Um atentado suicida contra um santuário muçulmano xiita no centro da capital do Afeganistão , Cabul, matou pelo menos 48 pessoas e feriu mais de 100 num momento em que centenas de fiéis estavam reunidos para o festival da Ashura.

O chefe do departamento de investigação criminal de Cabul, Mohammad Zahir, previu que a cifra de mortos vai aumentar. O ataque parece ter sido uma ação sectária, algo incomum no país nos últimos anos.

"Foram mortos 48 civis e mais de 100 ficaram feridos, incluindo mulheres e crianças. Ainda não está claro quem realizou o ataque. Ninguém assumiu a responsabilidade", disse ele.

Homem se desespera ao ver corpos de vítimas de explosão em mesquita xiita em Cabul (Foto: Massoud Hossani / AFP) O Afeganistão tem um histórico de violência e tensão entre os muçulmanos sunitas e a minoria xiita, mas desde a destituição do Taliban do poder não têm ocorrido ataques sectários em larga escala como os que abalam o vizinho Paquistão.

Pouco depois do atentado em Cabul, uma bomba deixada numa bicicleta explodiu perto da principal mesquita da cidade de Mazar-e-Sharif, matando quatro pessoas e ferindo 17.

A Ashura celebra o martírio do imã Hussein, neto do profeta Maomé e terceiro imã do xiismo, morto no ano 680 pelas tropas do califa omeia Yazid na batalha de Kerbala (Iraque).

No Afeganistão, os xiitas representam 20% da população.

O santuário atacado com uma bomba dissimulada em uma bicicleta é respeitado por xiitas e sunitas e fica no local onde, suposta, fica o túmulo de Ali, genro de Maomé, considerado pelos xiitas como o primeiro imã e o sucessor do profeta.

O Talibã condenou os ataques. Zabihullah Mujahid, porta-voz do movimento fundamentalista, atribuiu os ataques a "inimigos não-islâmicos".        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições