MENU

Mundo

Sobe para sete o número de mortos após novo terremoto na Turquia

Sobe para sete o número de mortos após novo terremoto na Turquia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Chega a sete o número de mortos após novo terremoto atingir o leste da Turquia na quarta-feira (9). Equipes de resgate também retiraram de escombros de três edifícios 24 sobreviventes.

O número de desaparecidos ainda não foi informado.

O vice-primeiro-ministro Besir Atalay disse que o tremor derrubou 25 edifícios na cidade de Van, dos quais três deles estavam ocupados - dois prédios eram hotéis -, enquanto os demais tinham sido esvaziados por danos provocados pelo tremor registrado em outubro.

Equipes de resgate prosseguem o trabalho de procura e resgate de sobreviventes.   O canal de televisão NTV assinalou que um dos hotéis destruídos, de seis andares, hospedava principalmente jornalistas e equipes do Crescente Vermelho turco na cidade de Van. Várias ambulâncias e equipes de resgate foram enviadas ao local.

Dezenas de pessoas permanecem soterradas. Um repórter turco afirmou que em um dos hotéis desmoronados havia cerca de 70 hóspedes registrados. Ele relatou que viu pelo menos cinco pessoas deixando o local com vida após serem resgatadas.

Oficiais buscam vítimas soterradas em escombros de um edifício desabado

em Van nesta quarta (9) (Foto: Reuters/Evrim Aydin/Anadolu Agency) O terremoto de magnitude 5,7 foi registrado às 21h23 no horário local (17h23 em Brasília), com epicentro a 16 km ao sul de Van e a uma profundidade de 4,8 km. A TRT Haber mostrou imagens de pelo menos dois prédios destruídos e de oficiais de resgate em busca de feridos nos escombros. As imagens também mostraram pessoas em pânico correndo nas ruas, e ambulâncias passando em velocidade com as sirenes ligadas.

As autoridades já deslocaram equipes de busca e resgate para a região com cerca de 300 profissionais. Eles levaram já teriam levado 15 mil barracas para abrigar os desalojados, segundo a TV estatal.

Menos de três semanas atrás, um terremoto de magnitude 7,6 abalou a região da cidade de Van, perto da fronteira com o Irã, deixando ao menos 601 mortos .

Especialistas disseram à emissora estatal que o terremoto não foi uma réplica do anterior, mas um novo abalo sísmico, com epicentro sob a aldeia de Edremit.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições