MENU

Mundo

Soldado dos EUA acusado de vazar dados sigilosos vai a audiência

Soldado dos EUA acusado de vazar dados sigilosos vai a audiência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Um analista de inteligência do Exército acusado de promover o maior vazamento de documentos sigilosos na história dos EUA compareceu nesta sexta-feira (16) à primeira audiência de um processo que pode resultar na sua condenação à prisão perpétua.

O soldado Bradley Manning, que completa 24 anos no sábado, é suspeito de ter fornecido no ano passado centenas de milhares de documentos militares e diplomáticos divulgados pelo site WikiLeaks. Os textos mostravam opiniões francas - e eventualmente constrangedoras - de funcionários norte-americanos sobre outros países, e o governo norte-americano disse que o vazamento pôs em risco a segurança nacional.

As audiências de instrução do processo devem ir até o dia 23. Uma das acusações contra Manning é a de "ajudar inimigos" dos EUA. Nem a defesa nem a promotoria revelaram a estratégia a ser usada, mas os promotores esperam reunir evidências suficientes para submeter o soldado a julgamento numa corte marcial geral, sob 22 acusações.

Em nota, o Exército disse que Manning pode ser condenado à prisão perpétua, redução de patente e exoneração com desonra, além de perder benefícios financeiros.

Manitestantes favoráveis a Bradley Manning protestam nesta sexta-feira (16) em Fort Meade, no estado americano de Maryland (Foto: AP) A acusação de auxílio ao inimigo poderia acarretar a pena de morte, mas o Exército sinalizou que não pretende solicitá-la.

Manning foi detido em maio de 2010, no Iraque, inicialmente sob suspeita de ter se apropriado indevidamente de um vídeo que mostrava o ataque de um helicóptero que matou 12 pessoas no Iraque, inclusive dois jornalistas da Reuters, em 2007.

As acusações adicionais foram imputadas no começo deste ano.

A audiência de instrução aconteceu sob forte esquema de segurança no quartel Fort Meade, em Maryland, onde fica a sede da Agência de Segurança Nacional.

Simpatizantes do soldado fizeram manifestações na sexta-feira e no sábado, e participantes do movimento anticapitalista Ocupe Wall Street aderiram.

Os apoiadores de Manning o veem como um herói, e alguns consideram que a divulgação dos documentos sigilosos, falando abertamente sobre a corrupção em diversos países, contribuiu para as revoltas da Primavera Árabe no Oriente Médio e Norte da África.

Manning foi descoberto depois de se gabar das suas atividades ao ex-hacker Adrian Lamo, que o denunciou às autoridades, segundo relato de Lamo à Reuters.

Lamo diz que o soldado levava para o trabalho um CD regravável de música, que ele apagava e usava para guardar documentos sigilosos aos quais tinha acesso na qualidade de analista de informação na Segunda Brigada da Décima Divisão de Montanha, estacionada no Iraque.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições