MENU

Mundo

Soldado dos EUA é processado por homicídios de civis afegãos

Soldado dos EUA é processado por homicídios de civis afegãos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

O primeiro de 12 soldados dos EUA processados por crimes no Afeganistão se apresentará nesta segunda-feira a um tribunal militar que decidirá se o caso deve ser levado a uma corte marcial. Os crimes incluem o assassinato de civis e até mesmo a profanação de cadáveres, para que partes dos corpos fossem guardadas como troféus de guerra.

O soldado Jeremy Morlock, 22, do Alasca, é acusado pelo homicídio doloso de três civis afegãos, por agredir um colega e por "ilegalmente fotografar e possuir imagens visuais (sic) de vítimas". Uma porta-voz militar disse às Reuters no domingo que essas imagens "não foram divulgadas (...) ao público por enquanto". Acredita-se que elas possam causar ampla indignação, complicando os esforços dos EUA para dominar a insurgência no Afeganistão, que segue a pleno vapor após nove anos de guerra.

Documentos divulgados neste mês por promotores militares dizem que os crimes ocorreram entre janeiro e março deste ano na província de Kandahar. Cinco soldados foram indiciados pelos homicídios em junho, e outros sete foram desde então acusados de participação ou acobertamento nos crimes.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições