MENU

Mundo

Somália diz ter dominado reduto de rebeldes islâmicos

Somália diz ter dominado reduto de rebeldes islâmicos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

iG São Paulo

Militantes do Al Shabab afirmam que retirada da cidade foi tática e ameaçam o país com mais \'banhos de sangue\'

Tropas etíopes e somalis tomaram o controle de um estratégico reduto de militantes islâmicos localizado na região sudoeste da Somália, informaram testemunhas nesta quarta-feira.

Leia também: Exército do Quênia diz que está \'destruindo\' milícia somali

 


Forças do governo somali patrulham as ruas da capital Mogadíscio

Foto: Reuters

 

Segundo residentes do local ouvidos pela rede britânica BBC, cerca de 50 veículos, incluindo 20 tanques, entraram na cidade de Baidoa na quarta-feira após uma troca de tiros. Isaq Haji, um morador, disse que os militantes do Al Shabab - grupo islâmico radical - se refugiaram na floresta nos arredores da cidade.

Haji acrescentou que o tiroteio havia terminado, mas que ainda era possível ouvir barulho de disparos. Em um comunicado em sua página na internet, o Al Shabab, que recentemente se filiou à Al-Qaeda, confirmou a captura da cidade, dizendo que seus militantes realizaram uma "retirada tática".

"A conquista da cidade não quer dizer que o inimigo vá passar bem. Haverá mais banhos de sangue e as zonas que conquistaram só servirão de túmulo para as forças cristãs invasoras e sua milícia de apóstatas somalis", declarou um comandante insurgente.

O premiê somali anunciou a conquista nesta quarta-feira. "Uma das principais cidades do sudoeste da Somália, Baidoa, foi reconquistada das mãos do Shabab", disse Abdiweli Mohammed Ali, de Londres.

Representantes de diversos países se reunirão no Reino Unido nesta quinta-feira para discutir sobre a guerra civil na Somália, que já dura 20 anos. Segundo a BBC, o Conselho de Segurança da ONU vai votar sobre a decisão de um aumento do número das tropas de 12 mil para 17.731 soldados.

Embora tenham abandonado a capital Mogadíscio em agosto, o Shabab controlam o centro e o sul da Somália, um país que carece de um governo efetivo. Baidoa é uma importante rota comercial e tem também um aeroporto, utilizado pelos rebeldes para o transporte de armas.

Com AP e AFP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições