MENU

Mundo

Sudão do Sul: 97,5% de apoio à independência na capital Juba

Sudão do Sul: 97,5% de apoio à independência na capital Juba

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

A população da capital Juba votou com 97,5% a favor da separação do Sul do Sudão, segundo resultados preliminares que indicam uma vitória esmagadora desta opção no referendo sobre a independência.

"No condado de Juba, a independência recebeu 211.018 votos e a unidade 3.650", declarou o presidente da unidade local da comissão organizadora do referendo, Timon Wani, em meio a aplausos.

As autoridades de 10 estados do Sul do Sudão apuram os resultados dos diferentes condados locais para este referendo que levará à divisão do Sudão, o maior país da África, dividido entre o Norte, muçulmano e em grande parte árabe, e o Sul, afro-cristão.

As pesquisas indicavam que a opção separatista no referendo do Sul do Sudão seria maioria, mas ainda é cedo para anunciar a vitória, afirmou um ministro sulista, ao mesmo tempo que prossegue a contagem dos votos.

Quase quatro milhões de eleitores estavam registrados para votar no pleito histórico. 3,8 milhões deles no Sudão do Sul.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições