MENU

Mundo

Suécia reabre caso de estupro contra fundador do WikiLeaks

Suécia reabre caso de estupro contra fundador do WikiLeaks

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

A promotora-chefe da Suécia disse nesta quarta-feira (01) que estava reabrindo uma investigação preliminar sobre acusações de estupro contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que, segundo uma autoridade do Judiciário, foram retiradas duas semanas atrás. Nem Assange, que negou as acusações, nem seu advogado estavam imediatamente disponíveis para comentar a questão.

O WikiLeaks publicou mais de 70 mil arquivos militares secretos sobre o Afeganistão em julho . Segundo autoridades norte-americanas, essa teria sido uma das maiores violações de segurança na história militar dos EUA.

Assange declarou que foi alertado pelo serviço australiano de inteligência que enfrentaria uma campanha para destruir sua reputação depois do vazamento dos documentos. A promotora-chefe Marianne Ny disse que a decisão de reabrir a investigação foi tomada depois de revisar o caso.

"Existem motivos para acreditar que o crime foi cometido. Considerando informações disponíveis até o momento, minha opinião é de que a classificação do crime seja estupro", disse Ny em comunicado no site da promotoria. Alegações de estupro e agressão sexual foram feitas contra Assange, um cidadão australiano, há duas semanas.

O WikiLeaks diz ser uma organização não-lucrativa fundada por defensores dos direitos humanos, jornalistas e o público em geral, que promove o vazamento de informações para combater a corrupção do governo e nas corporações.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições