MENU

Mundo

Suspeito de ataque frustrado em NY pode ter ligação com o Taleban

Suspeito de ataque frustrado em NY pode ter ligação com o Taleban

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O cidadão americano que confessou ter tentado explodir um veículo na Times Square, em Nova York, pode ter ligações com a ramificação paquistanesa do grupo radical islâmico Taleban e com um grupo islâmico da Caxemira. Faisal Shahzad, 30 anos, nasceu no Paquistão e esteve durante muitos meses em 2009 no país.

Os Estados Unidos pediram ajuda do governo paquistanês para investigar o caso, informou o The Washington Post, e devem apresentar uma solicitação detalhada e específica de assistência até o fim da semana.

As autoridades paquistanesas disseram à Reuters que Faisal Shahzad, 30 anos, tinha proximidade com o grupo islâmico Jaish e Muhammad, que combate a presença indiana na Caxemira, e também com a Al Qaeda e o Taleban.

''As pessoas que foram apanhadas de fato têm vínculos com o Jaish e também mantiveram contato com Shahzad durante suas visitas aqui'', disse uma fonte paquistanesa de segurança à Reuters em Karachi.

A fonte se referia a Mohammad Rehan, amigo de Shahzad, preso na última terça-feira (4) ao deixar a mesquita Ba'tha, de Karachi, onde supostamente militantes se reúnem. Outras pessoas, inclusive o sogro de Shahzad, foram detidas na cidade, informou a CNN.

Os investigadores dos EUA também verificam possíveis ligações de Shahzad com o Tehrik e Taleban Pakistan (TTP), ou Movimento Taleban do Paquistão, disse uma autoridade dos EUA na quarta-feira.

A fonte disse que vários homens recrutados na mesquita Ba'tha foram enviados para treinamento em áreas tribais e combateram as tropas paquistanesas em recentes ofensivas contra o TTP.

Se for confirmado que o Taleban paquistanês patrocinou o frustrado atentado de sábado à noite em Nova York, como alegou o grupo horas depois do incidente, seria o seu primeiro ataque em território norte-americano.

Os Estados Unidos também pediram para interrogar os pais de Shahzad, mas o paradeiro do casal é desconhecido, segundo relato de uma fonte oficial paquistanesa ao Post.

Vizinhos disseram que a família de Shahzad deixou sua casa em Peshawar na noite de terça-feira, levando bagagens, e não foi mais vista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições