MENU

Mundo

Talibã ataca consulado dos EUA no Afeganistão

Talibã ataca consulado dos EUA no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05

Talibã ataca consulado dos EUA no Afeganistão

Rebeldes atacaram o consulado dos Estados Unidos no oeste do Afeganistão nesta sexta-feira (13), deixando pelo menos um morto.

 

Além de intenso tiroteio no local, uma explosão ocorreu na entrada do prédio diplomático na cidade de Herat, perto da fronteira com o Irã.

O ataque foi confirmado pelo governador da província de Herat, Sayed Fazlullah Wahidi, à agência local "Pajhwok".

A ofensiva rebelde ocorreu pouco antes das 6h, quando um caminhão que transportava os rebeldes acelerou em direção ao edifício, informou um porta-voz do Departamento de Estado. Durante a batalha, o caminhão explodiu, causando grandes danos ao portão de entrada do consulado.

As informações, porém, ainda não são precisas. Há versões diferentes sobre o ataque.

O Talibã reivindicou o ataque em um e-mail enviado à rede americana CNN.

Rebeldes insurgentes atacaram edifício americano na província de Herat. Talibã reivindicou ataque. (Foto: Hoshang Hashimi / AP Photo)Rebeldes insurgentes atacaram edifício americano na província de Herat. Talibã reivindicou ataque. (Foto: Hoshang Hashimi / AP Photo)

Autoridades disseram que ataque deixou nove feridos. A France Presse (AFP) informou que o confronto deixou um morto e 18 feridos, enquanto a BBC noticia a morte de três pessoas no local.

A Associated Press (AP) informou, com base na declaração da porta-voz Marie Harf, que nenhum funcionário do consulado foi ferido e que o prédio está seguro.

Há um ano, no dia 11 de setembro, um consulado norte-americano na Líbia foi alvo de ataque na cidade de Benghazi, que resultou nas mortes do embaixador americano, Christopher Stevens, e outros três funcionários.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições