MENU

Mundo

Taxa de suicídios dobra em uma década na Coreia do Sul

Taxa de suicídios dobra em uma década na Coreia do Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

O número de suicídios mais do que dobrou em dez anos na Coreia do Sul , segundo estatísticas divulgadas recentemente pelo governo.

O país tem uma das maiores taxas de suicídios do planeta, e cresce a pressão para que o governo aja e evite que o problema evolua.

Segundo os dados do governo, a cada dia de 2009, em média, cerca de 40 sul-coreanos tiraram suas próprias vidas. É mais do dobro dos índices de 1999 e cinco vezes mais do que em 1989.

A pergunta é: por que mais sul-coreanos estão cometendo suicídios?

A economia tem crescido a uma média de 7% desde a crise asiática de uma década atrás; e, apesar de um rápido crescimento no endividamento das famílias, o país não está vivendo ondas de demissões em massa (causa atribuída para o aumento dos suicídios no Japão, por exemplo).

Para alguns analistas locais, a prática do suicídio tem crescido entre jovens - alguns inclusive usam a internet para formar grupos de suicídio.

Recentemente, o Parlamento sul-coreano aprovou uma lei que dá ao governo mais responsabilidade na prevenção do problema.

Desde então, diversas iniciativas foram lançadas, como a instalação de telefones de emergência em pontes e, segundo a imprensa local, planos para a criação de centros nacionais de prevenção ao suicídio.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições