MENU

Tecnologia nuclear é transitória, diz chanceler da Alemanha

Tecnologia nuclear é transitória, diz chanceler da Alemanha

Atualizado: Quarta-feira, 23 Março de 2011 as 3:16

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou nesta quarta-feira (23) que, quanto antes a Alemanha abandonar a energia nuclear, melhor será, e classificou esta tecnologia de transitória, em uma entrevista coletiva em Frankfurt.

"Quanto antes deixar, melhor. A tecnologia nuclear é uma tecnologia transitória", afirmou Merkel, às vésperas de uma eleição regional crucial na qual a energia nuclear será um dos principais temas.

O debate sobre energia nuclear voltou à tona após o vazamento radioativo na usina nuclear de Fukushima, no Japão. Localizada na costa, a cerca de 250 km de Tóquio, Fukushima 1 foi construída nos anos 1970 e é uma das mais antigas do Japão. A usina sofreu danos com o terremoto que atingiu o país no último dia 11.

Houve explosões nos reatores nucleares, e foi necessário fazer uma operação de resfriamento. No entanto, houve vazamento de radiação. Já foram detectadas contaminações em alimentos como espinafre, brócolis e leite. Na estação de tratamento de água de Tóquio, o nível de radiação supera o limite de saúde para crianças e pode afetar um bebê.      

veja também