MENU

Mundo

Tem início no Irã julgamento de três americanos suspeitos de espionagem

Tem início no Irã julgamento de três americanos suspeitos de espionagem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

O julgamento dos três americanos suspeitos de espionagem que foram detidos há mais de ano e meio no Irã começou neste domingo, 6, com uma audiência a portas fechadas em Teerã. A Justiça iraniana proibiu a entrada da embaixadora da Suíça no país, Livia Leu Agosti, que representa os interesses dos Estados Unidos.

Em declarações recolhidas pela agência iraniana "Irna", ela informou que uma das acusadas, Sarah Shourd, que tinha sido libertada sob pagamento de fiança, não compareceu ao julgamento. "Não sei por que Sarah Shourd não participou, foi sua própria decisão", disse a embaixadora.

Shourd foi detida em julho de 2009 quando supostamente fazia trilha pelas montanhas do Curdistão iraquiano, muito perto da fronteira com o Irã, junto a seus companheiros Josh Fattal e Shane Bauer.

Desde então, os dois jovens permanecem na prisão iraniana de Evin, enquanto Sarah foi libertada em setembro passado e voltou aos EUA, após pagar uma fiança de US$ 500 mil.

Os três alegaram que eram simples excursionistas e que entraram em território iraniano porque se perderam.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições