MENU

Mundo

Tempestade atinge as Filipinas e deixa 10 mortos e 5 desaparecidos

Tempestade atinge as Filipinas e deixa 10 mortos e 5 desaparecidos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

Dez pessoas morreram e cinco pescadores estão desaparecidos na região central das Filipinas após a tempestade Nock-Ten atingir a ilha de Luzon, suspendendo atividades de escolas e cancelando voos domésticos e viagens de barco, disseram autoridades locais nesta terça-feira (26).

O serviço meteorológico elevou o alerta contra tempestades em cerca de 30 províncias no norte do país, enquanto a Nock-Ten ganhava força e velocidade, trazendo fortes chuvas.

Várias regiões das províncias de Albay e Camarines Sur, produtoras de coco, estavam inundadas, disse Joey Salceda, governador de Albay, na área central do país.

Estudante caminha em rua alagada de San Juan, em Manila, nesta terça (26) (Foto: Noel Celis/AFP)

  Não havia registros de danos nos campos de arroz, mas a tempestade deve passar por uma província que é grande produtora do cereal na quarta-feira. Com ventos de 75 km/h e rajadas de 90 km/h Nock-Ten deve atingir o continente no início da quarta-feira, disse Graciano Yumul, do serviço meteorológico.

Três pessoas foram soterradas em deslizamentos de terra em meio às fortes chuvas. Em 24 horas choveu mais do que o previsto para todo o mês de julho, acrescentou Salceda.

Benito Ramos, diretor-executivo do Conselho Nacional de Redução de Risco e Gerenciamento de Desastres, disse que cinco pescadores estavam desaparecidos e que os danos às lavouras e à infraestrutura pública ainda estava sendo avaliado.

'Precisamos de chuva para encher nossas represas e irrigar nossas fazendas, mas muita chuva pode danificar nossos campos de arroz no norte de Luzon', acrescentou.

Pelo menos 22 voos domésticos foram cancelados devido às fortes chuvas e à visibilidade quase nula nas regiões central e norte das Filipinas. Serviços de barco foram suspensos, afetando centenas de pessoas.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições