MENU

Mundo

Tempestade 'Katia' se transforma no 2º furacão do Atlântico

Tempestade 'Katia' se transforma no 2º furacão do Atlântico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

A tempestade tropical “Katia” se tornou nesta quarta-feira (31) o segundo furacão da temporada de ciclones do Atlântico, após aumentar seus ventos máximos sustentados a 120 km/h.

Katia é ciclone de categoria 1, a intensidade mínima na escala de Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). “Estima-se um fortalecimento adicional durante as próximas 48 horas e Katia pode se transformar em furacão de categoria maior no fim de semana”, indicou o NHC.

À 0h de Brasília, o furacão estava localizado 1.875 km ao leste das Pequenas Antilhas. Ele se desloca em direção oeste-noroeste a 32 km/h e deve continuar este movimento durante as próximas 48 horas.

O NHC informou que por enquanto o ciclone não representa perigo para zonas terrestres. Em suas previsões, a instituição mostra Katia como furacão de categoria maior (3 a 5) no sábado (3).

Ao longo da temporada no Atlântico, que começou no dia 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas 11 tempestades tropicais e dois furacões, incluindo Katia.

No início de agosto, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) atualizou suas previsões e estimou que entre 14 e 19 tempestades se formarão, dentre as quais entre sete e dez podem virar furacões. Desses, entre três e cinco podem ser de grande intensidade, com ventos superiores a 178 km/h.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições