MENU

Tempestade paralisa região de Los Angeles

Tempestade paralisa região de Los Angeles

Atualizado: Quinta-feira, 23 Dezembro de 2010 as 8:31

Uma violenta tempestade paralisou nesta quarta-feira (22) o sul da California, nos Estados Unidos, provocando a retirada de moradores de algumas áreas e bloqueando o tráfego aéreo e rodoviário. A tormenta, que escureceu Los Angeles no início da tarde, inundou o aeroporto local, deixou o metrô sem eletricidade e provocou a suspensão de diversas atividades.

Além de Los Angeles, as fortes chuvas atingiram os condados vizinhos de Orange e San Bernardino, densamente povoados, onde várias ruas foram bloqueadas pela lama. O pequeno aeroporto de Corona, no condado de Orange, ao sul de Los Angeles, ficou sob as águas e os aviões foram retirados por reboques.

Em Highland, bairro de classe média do condado de San Bernardino, a água desceu das colinas e inundou as ruas com lama, paralisando o trânsito. Em San Juan Capistrano, situada no litoral entre Los Angeles e San Diego, a ameaça de inundação provocou a evacuação de mais de 400 moradores e comerciantes locais.

Califórnia, o estado mais povoado dos EUA, com 37 milhões de habitantes, teve um verão frio, um outono ameno e agora enfrenta um inverno chuvoso. As previsões meteorológicas indicam mais chuvas e risco de inundação nas zonas urbanas de Los Angeles e San Diego, na região turística de Palm Springs e na cidade de Las Vegas.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou o estado de emergência em seis condados, incluindo Orange e San Bernardino, autorizando a liberação de recursos.

- As circunstâncias destas tormentas, por sua magnitude, extrapolam a capacidade dos serviços, equipamento e pessoal dos condados.

No norte da Califórnia, onde está situada a cordilheira de Sierra Nevada, já caiu mais de 41 cm de neve em menos de uma semana, segundo a meteorologia.

veja também