MENU

Mundo

Terceira máquina para tentar resgatar chilenos se aproxima de mina

Terceira máquina para tentar resgatar chilenos se aproxima de mina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Os caminhões que transportam a sonda petroleira que cavará uma terceira via até os mineiros presos no norte chileno chegarão à mina San José nesta quinta-feira (9) ou na manhã de sexta, enquanto foi anunciado que a máquina do Plano B de resgate ficará parada por 48 horas, segundo o engenheiro encarregado dos trabalhos de resgate.

"A máquina do Plano B está sendo mantida a 268 metros (de profundidade de escavação). Houve problemas em um perno (do martelo) e serão necessárias cerca de 48 horas para que volte a funcionar", disse André Sougarret. A máquina, uma perfuradora T-130, começou a cavar no domingo e até quarta-feira estava a 268 metros em sua primeira fase, de um total de 630 metros previstos.

Ao atingir essa profundidade, teve que parar por 14 horas para a mudança de alguns cabos. Mas um problema no martelo fará com que precise ser consertada por mais 48 horas, disse Sougarret.

A máquina deve alargar um primeiro duto já construído de 630 metros. Ao atingir essa profundidade, deve aumentar o duto para que chegue a cerca de 70 cm de diâmetro, o que permitirá a saída dos trabalhadores, presos desde 5 de agosto.

Outra máquina, uma sonda petroleira que cavará um terceiro poço, deve chegar à mina no final desta quinta-feira ou na manhã de sexta. "Os caminhões estão passando por Antofagasta", ressaltou Sougarret, indicando a passagem pelo norte do Chile da caravana de 42 caminhões que transportam a maquinaria gigantesca.

"Dependendo das condições de tráfego, devem chegar neste dia ou amanhã (sexta-feira) de manhã. Isso é algo que monitoramos a todo momento", acrescentou.

O engenheiro explicou que um estudo logístico e topográfico do caminho e do lugar está em andamento para organizar a subida dos caminhões da estrada até a mina, uma distância de 40 km por um estreito caminho sinuoso de terra.

"Estamos fazendo a logística para a subida dos caminhões. Há uma questão logística, de segurança, há cabos elétricos, questões de espaço que precisamos levar em consideração", disse.

Os caminhões que transportam a terceira perfuradora desmontada terão que se revezar no descarregamento das peças, já que todos juntos não cabem na área onde são realizados trabalhos de resgate.

Espera-se que por volta de 18 de setembro (dia do bicentenário da independência chilena) possa começar a perfurar.

Até 2 mil metros

A nova sonda -operada pela empresa canadense Precision Drilling- tem capacidade para perfurar até 2.000 metros de profundidade, a uma velocidade que varia, dependendo da consistência da rocha, de 20 a 40 metros por dia, explica um documento fornecido pelo governo chileno.

Os 33 mineiros -um deles de nacionalidade boliviana- ficaram presos após um desabamento ocorrido no dia 5 de agosto na mina San José, localizada 800 km ao norte de Santiago.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições