MENU

Mundo

Terremoto 7,7 deixa feridos na Indonésia

Terremoto 7,7 deixa feridos na Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O forte terremoto, de 7,7 graus de magnitude que sacudiu na terça-feira (6) a região da ilha de Sumatra, na Indonésia, provocando um alerta temporário de tsunami e certo pânico, não deixou danos materiais importantes, anunciaram as autoridades.

Algumas pessoas ficaram feridas, quatro delas em consequência dos danos provocados às casas da pequena ilha de Simeulue, na costa noroeste de Sumatra, segundo os serviços de emergência. 

O Centro de Alertas de Tsunami para o Pacífico cancelou os alertas de tsunami. De acordo com o centro de monitoramento, que havia emitido o alerta, "a análise do nível do mar indica que um tsunami significante não foi gerado" após o tremor.

O alerta de tsunami também foi cancelado pela agência meteorológica indonésia.

Pelo menos três tremores secundários foram reportados, segundo a agência de notícias Reuters.

O presidente indonésio, Yudhoyono, expressou alívio após os relatos de danos limitados com o abalo. "Eu senti o forte tremor na minha sala no oitavo andar. Foi muito grande e me lembrou do tremor no oeste de Sumatra", disse.

Localização

O abalo ocorreu às 05h15 de quarta-feira (7) no horário local (19h15 de Brasília). O epicentro foi a 204 quilômetros a oeste de Sibolga, na Indonésia, a uma profundidade de 31 quilômetros, segundo a USGS.

Moradores esperam do lado de fora de suas casas em Medan, ao norte da ilha de Sumatra, atingida pelo terremoto (Foto: Tarmizy Harva / Reuters)

Um fotógrafo da Reuters em Simeulue, ao sul de Banda Aceh, disse que houve pânico e a energia elétrica foi cortada após o tremor. Televisões locais informaram que muitas pessoas correram para áreas mais altas.

Em dezembro de 2004, um tremor de magnitude 9,1 na costa da província de Banda Aceh, em Sumatra, provocou o tsunami que matou mais de 220 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros nove países.

Mãe abraça filho após tremor em Medan, Sumatra; eletricidade foi cortada após tremor de magnitude 7,7 (Foto: Tarmizy Harva / Reuters)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições