MENU

"Terremoto na Oceania gerou tsunami", confirma agência dos EUA

"Terremoto na Oceania gerou tsunami", confirma agência dos EUA

Atualizado: Terça-feira, 29 Setembro de 2009 as 12

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, confirmou nesta terça-feira, 29 de setembro, que o terremoto de magnitude 8 que atingiu a região de Samoa, na Oceania, gerou um tsunami potencialmente destrutivo.

Segundo o centro, a leitura do nível no mar na região confirma um tremor que pode ter sido ''destrutivo'' para as ilhas próximas ao epicentro do abalo.

O Centro de Alerta de Tsumanis do Alasca e da Costa Oeste informou que um tsunami foi observado em Ápia, em Samoa, e em Pago Pago, Samoa Americana. As ondas em Pago Pago chegaram a 1,57 metro acima do nível do mar.

Em Samoa, alguns moradores disseram à Rádio Nova Zelândai que eles sentiram um abalo. As autoridades recomendaram que eles fossem para lugares altos.

Uma autoridade de Samoa Ocidental disse à TV Fox que sentiu a terra tremer durante cinco minutos.

Terremoto

O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA. O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, mas depois revisou para 8.

Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico.

Em 2004, um tremor no Oceano Índico gerou um forte tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia.

Não há informação imediata sobre vítimas ou danos.

veja também