MENU

Mundo

Terremoto não provocou vazamentos radioativos no Japão, diz agência

Terremoto não provocou vazamentos radioativos no Japão, diz agência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:52

As autoridades japonesas informaram à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que nenhum vazamento radioativo foi detectado nas centrais nucleares da região afetada pelo terremoto que abalou o país nesta sexta-feira (11).

Horas antes, a AIEA havia indicado que as quatro centrais nucleares japonesas localizadas na região atingida pela catástrofe já foram desligadas e fechadas em segurança.

Em um novo comunicado, a AIEA diz ter sido informada pela Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial (NISA) sobre "um nível de alerta elevado na central nuclear de Fukushima-Daiichi", mas a central foi "desligada, e não detectamos nenhum vazamento de radioatividade".

Por outro lado, as autoridades japonesas informaram sobre um incêndio no edifício onde fica uma turbina da central nuclear de Onagawa, mas o fogo foi apagado, segundo a AIEA.

"As autoridades dizem que as centrais nucleares de Onagawa, Fukushima-Daiichi e Tokai foram desligadas automaticamente, e nenhum restro de radioatividade foi detectado", acrescentou a agência.

A AIEA indicou também ter sido informada pelo Centro Internacional de Segurança Sísmica (ISSC, ligado à AIEA), que o Japão foi atingido por um segundo terremoto de magnitude 6,5 nos arredores da costa leste da ilha Honshu, perto da central de Tokai.

A agência ainda está coletando mais informações sobre as outras centrais nucleares do país, principalmente sobre "a rede elétrica das centrais, os sistemas de esfriamento e o estado dos edifícios dos reatores".    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições