MENU

Mundo

Teste de DNA confirma identidade de restos do ex-ditador da Romênia

Teste de DNA confirma identidade de restos do ex-ditador da Romênia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

A identidade dos restos mortais do ex-ditador Nicolae Ceausescu e de sua mulher, Elena, foi confirmada depois que o único filho vivo do casal pediu que fossem feitos testes de DNA.

A confirmação dos resultados positivos foi feita pelo Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) da Romênia.

O diretor do instituto, Dan Dermegiu, declarou à agência romena "Mediafax" que o material genético do irmão e do filho indicam que se trata dos restos mortais de Nicolae Ceausescu.

Para efetuar as análises, os peritos do INML exumaram em julho passado os restos mortais do casal e colheram amostras de DNA.

Valentin Ceausescu, filho do ditador, e seu cunhado, Mircea Oprean, tinham pedido a abertura do processo à Justiça porque tinham dúvidas sobre se seus familiares estavam realmente enterrados no cemitério de Bucareste, o que foi confirmado agora.

Nicolae Ceausescu governou a Romênia com mão de ferro durante 25 anos, transformando o país em um dos mais pobres e repressores da Europa. Uma conturbada revolução deixou cerca de mil de mortos e terminou com a execução do Ceausescu e sua esposa, no Natal de 1989, por um pelotão de fuzilamento.

A execução ocorreu em uma base militar próximo à cidade de Targoviste, e os corpos foram enterrados sem pompa, o que acabou provocando a dúvida sobre a identidade deles.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições