MENU

Mundo

Toda a cúpula militar da Turquia renunciou, dizem TVs locais

Toda a cúpula militar da Turquia renunciou, dizem TVs locais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:32

O chefe do Estado-Maior turco e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica renunciaram nesta sexta-feira (29) por divergências com o governo sobre a promoção de generais presos por seu suposto envolvimento em conspirações antigovernamentais, indicaram redes de televisão.

O chefe do Estado-Maior, general Isik Kosaner, reuniu-se várias vezes nos últimos dias com o primeiro-ministro, o islamista moderado Recep Tayyip Erdogan, antes de uma reunião no início de agosto do Conselho Militar Supremo, que decide as nomeações em uma hierarquia militar.

Em foto de maio deste ano, o presidente turco Abdullah Gul (esq.) é visto ao

 lado do general Isik Kosaner (dir.) (Foto: Burhan Ozbilic/AP)

  Além do general Kosaner, os comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha deixaram seus postos, indicaram as redes NTV e CNN-Türk.   Quarenta e dois generais estão presos atualmente devido a diversas supostas conspirações para derrubar o governo do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002.

O Exército deseja que esses militares possam inicialmente se beneficiar de uma promoção mesmo que estejam na prisão à espera do fim de seu julgamento, enquanto o governo quer que eles sejam reformados.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições