MENU

Tomas se tranforma em furacão e se aproxima de Cuba e Haiti

Tomas se tranforma em furacão e se aproxima de Cuba e Haiti

Atualizado: Sexta-feira, 5 Novembro de 2010 as 9:39

A tempestade tropical Tomas se transformou em furacão nesta sexta-feira, 5, enquanto se aproxima do Haiti e de Cuba, aonde deve chegar nas próximas horas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA.

Um avião de reconhecimento da Força Aérea comprovou que o Tomas se transformou em um furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson, cujo máximo é cinco. Segundo o último boletim do NHC, o ciclone deve se fortalecer ainda mais antes de começar a perder força no sábado.

O furacão, que se desloca com ventos máximos sustentados de 130 km/h, está a 235 quilômetros ao sul de Guantánamo (Cuba) e a 280 quilômetros a oeste de Porto Príncipe, a capital haitiana. O furacão se movimenta a uma velocidade de 15 km/h, que aumentará nas próximas horas, em direção nordeste.

Segundo as previsões do NHC, o olho do furacão passará perto do oeste do Haiti na manhã desta sexta-feira e próximo ou sobre o extremo leste de Cuba durante o dia. Também se aproximará do sudeste das Bahamas e das ilhas de Turks e Caicos até a noite.

Está vigente um aviso de furacão (que significa sua passagem em de 12 a 36 horas) para o Haiti, o sudeste das Bahamas, Turks e Caicos e a província cubana de Guantánamo.

Na temporada de furacões que teve início em 1 junho e termina em 30 de novembro, se formaram 18 tempestades e 13 furacões.

veja também