MENU

Toureiro volta à arena após ter o olho perfurado, na Espanha

Toureiro volta à arena após ter o olho perfurado, na Espanha

Atualizado: Segunda-feira, 5 Março de 2012 as 11:49

Cinco meses depois de levar uma chifrada no rosto e ter ficado cego de um olho, o toureiro espanhol Juan José Padilla voltou à arena na noite deste domingo (4) na cidade de Olivenza para retomar sua carreira.

O toureiro, que passou a usar trajes "verde esperança e ouro", já foi contratado para se apresentar em várias outras cidades espanholas e também em Arles, na França.

As terríveis imagens do incidente, registrado em 7 de outubro do ano passado em Zaragoza, circularam pelo mundo todo por causa de sua brutalidade. Na ocasião, a chifrada perfurou o rosto do toureiro e afetou gravemente seu olho esquerdo, mandíbula, maçã do rosto e nariz.

Depois de passar por inúmeras cirurgias e por um intenso processo fisioterápico, Padilla conseguiu recuperar parte dos movimentos de seu rosto e também de sua fala. No entanto, os médicos não conseguiram reabilitar seu olho esquerdo, que foi coberto com um tapa-olho.

Padilla se defende das criticas usando o exemplo de outros colegas de profissão com problemas de visão, como Javier Vázquez e Lúcio Sandín. Casado e com dois filhos, o toureiro também destaca o apoio que recebeu de sua família.

"A volta é para brindar a eles esta nova vida que se me presenteia", disse Padilla há poucos dias, consciente de que esteve muito perto da morte. Meses antes, ele apareceu de tapa-olho na coletiva de imprensa organizada em Sevilha para anunciar seu retorno.

Em outubro de 2011, a multidão na arena de Misericórdia, em Zaragoza, ficou horrorizada ao presenciar o ataque do touro, cujo chifre perfurou o queixo de Padilla e destruiu seu globo ocular esquerdo.

Com sangue cobrindo todo o rosto, o toureiro foi socorrido por equipes de emergência e deixou o ringue gritando: “Não consigo enxergar! Não consigo enxergar!”

Ainda em outubro, após receber alta da cirurgia inicial, Padilla já havia declarado que tinha vontade de voltar às arenas.

veja também