MENU

Mundo

Trabalhadores do setor público fazem greve de 24 horas na Grécia

Trabalhadores do setor público fazem greve de 24 horas na Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:26

Milhares de trabalhadores do setor público da Grécia cruzaram os braços nesta segunda-feira (26), em uma greve de 24 horas. O protesto causou grandes congestionamentos em Atenas, no momento em que aumenta a oposição às reformas do governo prometidas em troca de ajuda financeira.

Paralisação dos funcionários públicos contra as medidas de austeridade do governo

grego deixaram trânsito intenso nas ruas de Atenas, nesta segunda-feira (26) (Foto: AP)

  A greve envolve funcionários do metrô, de trens da cidade e de trens da região metropolitana. Ocorreram grandes congestionamentos, enquanto a população se espremia em ônibus tentando chegar ao trabalho. Os motoristas de ônibus e bondes devem fazer uma paralisação de seis horas ainda hoje, quando decidirão se fazem greve nos próximos dias.     As paralisações marcam o início de uma semana com vários protestos previstos contra as mais recentes medidas de austeridade do governo. Taxistas e funcionários da receita interromperão o trabalho amanhã e na quarta-feira.

As duas principais centrais sindicais gregas - GSEE, do setor privado, e Adedy, do público - anunciaram uma greve geral do setor público para 5 de outubro e uma greve geral nacional para o dia 19 de outubro.

Pressão

Pressionada por credores internacionais, a Grécia decidiu na semana passada implementar novos cortes em pensões, impor novos impostos para pessoas de baixa renda e deixar 30 mil funcionários públicos como reserva de trabalho este ano, com salários reduzidos. Cortes nos vencimentos do setor público e outras medidas também estão planejadas.

Em jogo está a parcela de 8 bilhões de euros de ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que a Grécia deve receber nas próximas semanas, ou ficará sem dinheiro em meados de outubro. Os credores do país exigiram medidas adicionais de austeridade antes de liberarem a próxima parcela de auxílio financeiro.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições