MENU

Mundo

Trabalhadores em refinaria francesa e terminal encerram greve

Trabalhadores em refinaria francesa e terminal encerram greve

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Trabalhadores de um terminal de petróleo em Le Havre e da refinaria da Total em Gonfreville, ambos no norte da França, votaram nesta sexta-feira (29) para encerrar a greve contra a reforma previdenciária, disse o sindicato CGT.

Gonfreville foi a oitava das 12 refinarias na França a decidir pôr fim ao protesto. Trabalhadores de uma dessas refinarias já votaram para reiniciar envio de combustível, mas ainda não haviam decidido retomar a produção.   Trabalhadores no terminal de Le Havre votaram nesta sexta pela retomada das operações, abrindo a rota de entrada para o petróleo bruto para quatro refinarias no norte da França.

Uma greve separada que já dura um mês no porto de Fos-Lavéra, próximo à cidade de Marselha no sul da França, pode agora se tornar o principal foco de tensão com o governo.

O Parlamento francês deu aprovação final na quarta-feira à uma lei que irá aumentar a idade mínima da aposentadoria em dois anos, para 62 anos, e a idade mínima para receber o valor integral para 67 anos.

O governo afirma que a lei é crucial para controlar o crescente déficit da previdência e proteger o índice de crédito AAA que permite à França rolar sua dívida com as taxas mais baixos do mercado.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições