MENU

Mundo

Trem com lixo radiativo chega ao destino na Alemanha após protestos

Trem com lixo radiativo chega ao destino na Alemanha após protestos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

O trem carregado com lixo radioativo alcançou nesta segunda-feira (8) sua estação de destino na Alemanha depois de três dias de viagem marcada por protestos de militantes antinucleares.

O trem, que partiu da França na sexta-feira e ficou bloqueado toda a noite passada por manifestantes, chegou à estação de Dannenberg (norte) às 9h25 (6h25 de Brasília), segundo uma porta-voz da polícia alemã.

O comboio carregado com 123 toneladas de resíduos entrou em uma estação de descarga onde, durante várias horas, os contêineres seriam colocados em caminhões para percorrer por estrada os últimos 20 km até o local de armazenamento da mina de Gorleben, na região da Baixa Saxônia.

O trem ficou bloqueado durante toda a noite passada a uns 25 km de Dannenberg, onde 3.000 militantes antinucleares ocuparam a via férrea. O comboio reiniciou viagem depois que a polícia retirou os militantes da pista.

Este é o 12º comboio que, desde 1995, leva para a Alemanha lixo nuclear alemão tratado na França.

A polícia alemã e manifestantes antinucleares se enfrentaram violentamente no domingo no norte da Alemanha por causa da passagem do trem.

O movimento antinuclear redobrou de intensidade na Alemanha desde que a cancheler Angela Merkel decidiu este ano alongar a vida útil das centrais nucleares, que seu predecessor havia decidido fechar em 2020.

Mais de 16 mil policiais alemães foram mobilizados para proteger o comboio.

No sábado, uma importante manifestação reuniu 50 mil pessoas, segundo os organizadores, e menos de 20 mil, segundo a polícia, em Dannenberg, perto do centro de Gorleben.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições