MENU

Mundo

Tremor e tsunami mataram ao menos 108 na Indonésia

Tremor e tsunami mataram ao menos 108 na Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Ao menos 108 pessoas morreram e cerca de 500 estão desaparecidas na Indonésia, após um terremoto e um tsunami atingirem a costa oeste do país, de acordo com informações do parlamentar Hendri Dori Satoko, em entrevista a uma emissora de TV local nesta terça-feira. Ao citar dados do centro de gerenciamento de crises da Indonésia, Satoko informou também que há 502 desaparecidos.

O terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu a costa oeste do país no fim da segunda-feira (horário local). Um porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres afirmou que o tsunami provocou violentas inundações em pelo menos 10 vilarejos indonésios. O tremor ocorreu perto das ilhas Mentawai, na área de Sumatra Ocidental, por volta das 21 horas (hora local). Foi o segundo tremor a atingir o país no mesmo dia. Na sequência, o terremoto provocou um tsunami.

O tremor ocorreu na região de Kepulauan Mentawai, a 206 quilômetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. As ilhas Mentawai, que ficam 240 quilômetros a oeste da ilha de Sumatra e a 280 quilômetros de Padang, são destinos turísticos muito procurados.

O alerta de tsunami já foi retirado. O primeiro tremor foi seguido por réplicas, de magnitude 6,1 e 6,2, várias horas depois. A Indonésia fica no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde se encontram placas continentais, causando forte atividade vulcânica e sismológica. O arquipélago frequentemente sofre com fortes tremores.

Em junho, um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa norte da província indonésia de Papua, matando 17 pessoas e deixando milhares desabrigadas. O tsunami da Ásia de 2004, provocado por um tremor de magnitude 9,3 em Sumatra, matou pelo menos 168 mil pessoas apenas na Indonésia.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições