MENU

Mundo

Trens já operam em Tóquio; saiba como estão os serviços no Japão

Trens já operam em Tóquio; saiba como estão os serviços no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O serviço de trem na capital japonesa, Tóquio, voltou a funcionar neste sábado (12), um dia após o forte terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami que atingiram a costa noroeste do Japão, provocando caos e destruição em diversas cidades.Segundo a rede japonesa NHK, a polícia de Tóquio informou que ao menos 120 mil pessoas na capital não conseguiram voltar para suas casas na noite de sexta, e passaram a noite em abrigos ou em lojas e estações de trem. Veja como estão os serviços no país.

Trem

Parte dos trens já estão funcionando no país, com paradas e atrasos. Em Tóquio, a maioria do sistema foi normalizada. Ônibus ampliaram o serviço e mantiveram linhas até tarde da noite. Os Shinkansen (trens-bala) de Joetsu e Nagano foram normalizados, mas estão com atrasos. As linhas de Tohoku, Yamagata e Akita permaneceram suspensas neste sábado e sem previsão de retomada. Pelo menos nove vias expressas foram fechadas, permitindo apenas a passagem de veículos de emergência.

Eletricidade

Segundo a rede NHK, a empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power alertou para apagões em grande parte do país neste sábado, não apenas nas áreas atingidas pelo terremoto, pois o suprimento foi afetado pelo tremor. A companhia pediu que pessoas e empresas economizassem energia e avisou que pode fazer um racionamento e cortar o fornecimento por três horas em diversas regiões no domingo.

Telefonia

Os celulares continuam instáveis neste sábado (12). Não há informações sobre a regularização ou não da telefonia fixa em todo o país.

Voos

Ao menos 464 voos domésticos e 30 internacionais foram cancelados sábado, incluindo os do aeroporto de Sendai, atingido pelo tsunami. Todas as companhias japonesas também cancelaram voos domésticos no aeroporto de Haneda, em Tóquio, atingindo mais de 25 mil passageiros. Os aeroportos de Ibaraki e Hanamaki também estavam fechados neste sábado devido ao terremoto, informou o Ministério de Transportes.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições