MENU

Mundo

Tribunal francês multa cientologistas, mas permite operações

Tribunal francês multa cientologistas, mas permite operações

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Um tribunal francês multou nesta terça-feira a Igreja da Cientologia na França em 600 mil euros (902.000 dólares), depois de considerá-la culpada de fraude. Mas permitiu que o grupo continuasse operando no país.

Quando a audiência começou havia esperança de que o tribunal expulsasse o grupo da França, mas devido a uma lei que foi aprovada no Parlamento pouco antes do início do julgamento, em maio, isso foi descartado.

Segundo essa lei, não é mais possível punir uma organização fraudulenta com dissolução.

O tribunal emitiu sentenças de prisão, que poderão ser cumpridas em liberdade, que variam de 10 meses a dois anos, e multas de 5.000 euros a 30.000 euros para líderes do grupo na França.

O caso foi levado à Justiça por dois antigos membros, que disseram que foram forçados a gastar 21.000 euros e 49.500 euros em testes de personalidade, vitaminas, sessões de sauna e ''pacotes de purificação''.

A cientologia, que é considerada oficialmente uma seita na França, nega a acusação de fraude e deve apelar da sentença.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições