MENU

Mundo

Tudo indica que o atirador da Noruega está louco, diz seu advogado

Tudo indica que o atirador da Noruega está louco, diz seu advogado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

O advogado do atirador da Noruega disse nesta terça-feira (26) que "tudo indica" que seu cliente, que matou ao menos 76 pessoas em ataques na sexta-feira na região de Oslo, "está louco". Mas ele disse que ainda é cedo para dizer se isso será alegado durante o julgamento.

O advogado Geir Lipperstad disse que o terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik acredita que o país está em "estado de guerra", o que, segundo ele, justificaria suas ações.

Breivik também reitera que tem vários colaboradores ou "células terroristas" anti-islâmicas, na Noruega e no exterior, e não apenas duas células locais, como disse em audiência na véspera.   A polícia norueguesa disse que não descarta a possibilidade de que Breivik tenha tido cúmplicas ao plantar um carro-bomba na sede do governo norueguês e ao atirar contra jovens que participavam de uma colônia de férias do Partido Trabalhista, no poder na Noruega .

O advogado Geir Lippestad dá entrevista nesta terça-feira (26) (Foto: AP)

  Lipperstad voltou a afirmar que seu cliente esperava ser abatido a tiros ao chegar ao tribunal onde prestou depoimento na véspera.

Na audiência, o atirador assumiu os atos, mas negou se declarar culpado por eles, e foi condenado a oito semanas de prisão provisória, quatro delas em confinamento. Ele parecia calmo, segundo relatos de pessoas que acompanharam sua aparição na corte.

Página do perfil na página de relacionamentos Facebook de Anders Behring Breivik,

norueguês acusado de ser o autor de matança em Oslo (Foto: Reprodução)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições