MENU

Tufão mata ao menos 37 e deixa 26 desaparecidos nas Filipinas

Tufão mata ao menos 37 e deixa 26 desaparecidos nas Filipinas

Atualizado: Quinta-feira, 15 Julho de 2010 as 2:51

A passagem do tufão Conson matou ao menos 37 pessoas nas Filipinas, além de causar corte de eletricidade em grande parte da região norte do arquipélago. Equipes de emergência conseguiram restaurar a energia na capital Manila e nas Províncias da ilha de Luzon.

Mais de 10 mil casas foram destruídas e 9.500 pessoas que tiveram de deixar suas casas foram encaminhadas para 54 abrigos, segundo o Conselho Nacional de Coordenação de Desastres.

Autoridades confirmaram que buscam por 26 pescadores estão desaparecidos. Voos foram retomados e as escolas foram reabertas nesta quinta-feira.

O Conson atingiu a costa nordeste do país, com ventos de até 120 km/h e rajadas de até 150 km/h. O tufão chegou às Filipinas e seguiu para o mar do sul da China com ventos de até 85 km/h, de acordo com o meteorologista do serviço do governo Gener Quiplong.

Conson, que agora perdeu força e virou tempestade tropical, deve atingir novamente o continente neste final de semana, na região da fronteira da China com o Vietnã.

Hoje, a Marinha, a Guarda Costeira e a polícia recolheram corpos de 14 pescadores na Província de Bataan, a oeste de Manila. Nove pessoas morreram em um acidente de barco ocorrido próximo da cidade de Mariveles, informou a Guarda Costeira.

Os corpos de outros cinco pescadores foram encontrados na costa de Bataan, onde seus barcos afundaram.

Cerca de 20 tufões costumam atingir as Filipinas todos os anos. No ano passado, a passagem de tufões inundou Manila e Províncias vizinhas, matando cerca de mil pessoas.

veja também