MENU

Mundo

Tumulto em templo do norte da Índia deixa 63 mortos

Tumulto em templo do norte da Índia deixa 63 mortos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Pelo menos 63 pessoas - 37 crianças e 26 mulheres - morreram nesta quinta-feira em um tumulto dentro de um templo do norte da Índia, onde cerca de 10 mil pessoas se reuniam para buscar roupas e alimentos distribuídos gratuitamente, segundo o balanço mais recente da polícia.

"Contamos todos os corpos e registramos 37 crianças e 26 mulheres que haviam chegado para uma distribuição de doações", declarou por telefone à AFP o subdelegado S.P. Pathak, que estava no local da tragédia.

O incidente ocorreu no templo hindu Ram Janki da cidade de Pratapgarh, 650 km ao sudeste de Nova Délhi, no estado de Uttar Pradesh.

A correria dentro do templo aconteceu quando uma grande porta de metal caiu sobre alguns fiéis.

Segundo a polícia, nenhum homem morreu na confusão, que ocorreu na parte da frente da fila, onde estavam as mulheres e crianças.

Representantes do governo afirmaram que os organizadores não estavam preparados para receber a quantidade de pessoas que apareceram para encontrar Kripaluji Maharaj, um homem venerado na localidade.

Segundo seu site, Maharaj cuida de uma fundação de caridade que constrói escolas, templos e hospitais e administra cinco grandes templos hindus, incluindo um nos Estados Unidos

A polícia informou que 125 pessoas ficaram feridas e foram tratadas em um hospital ou no próprio local da tragédia.

"Quero recuperar minha irmã", afirmou uma mulher angustiada pela rede de televisão IBN7. "Veio aqui para receber roupas e alimentos, mas agora está morta".

"Minha esposa vinha todos os dias", disse outro homem. "Hoje veio com suas amigas para participar do evento. Encontraram-na morta nas escadas do templo".

Os tumultos em eventos religiosos na Índia são comuns. Nas concentrações de devotos em locais cheios e com escassas medidas de segurança, o pânico pode se propagar rapidamente e provocar situações mortais.

O pior incidente ocorreu em outubro de 2008, quando cerca de 220 pessoas morreram próximo a um templo da Fortaleza Mehrangarh na cidade de Jodhpur.

Mais de 25 mil devotos foram ao santuário para as orações do início do Navaratri, um festival hindu de nove dias.

O tumulto começou quando um muro erguido junto ao estreito caminho que levava até o templo caiu, matando sete pessoas. Mais de 200 morreram pisoteadas e asfixiadas.

Também em 2008, 145 peregrinos perderam a vida em uma confusão provocada pela ruptura de uma grade em um popular templo do Estado de Himachal Pradesh (noroeste).

As concentrações religiosas, as peregrinações e os festivais formam parte da vida diária na Índia.

Na maioria dos casos, as medidas de segurança para conter as multidões são muito rudimentares ou inexistentes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições