MENU

Mundo

Turquia aponta novos generais para comandar Forças Armadas

Turquia aponta novos generais para comandar Forças Armadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:32

A Turquia nomeou quatro novos generais para comandar as Forças Armadas nesta quinta-feira (4), em um movimento de renovação visto como forma de consolidar o controle civil das forças militares depois que quatro comandantes saíram na semana passada em protesto contra a prisão de oficiais.

O general Necdet Ozel, antigo chefe das forças paramilitares, foi nomeado como novo chefe de Estado-Maior da segunda maior tropa entre os membros da Otan.

O general Necdet Ozel, novo chefe de Estado-Maior, é visto após reunião com o

 premiê turco nesta quinta (4) (Foto: Umit Bektas/Reuters)

  A saída na semana passada do antecessor de Ozel, Isik Kosaner, e dos líderes do Exército, Marinha e Aeronáutica , trouxe à tona anos de tensão entre as Forças Armadas e um primeiro-ministro cujo partido emergiu de um partido islâmico banido há mais de uma década.

O presidente Abdullah Gul aprovou a nomeação do novos chefes das três forças, informou o porta-voz presidencial Ahmet Sever a repórteres depois de encontro com o Conselho Militar Supremo.

Ele disse que também houve concordância sobre o novo chefe de Estado-Maior, cuja nomeação exigia aprovação formal do gabinete.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições